Páginas

quarta-feira, dezembro 7

Sistema de Gestão Ambiental


            Processos que melhorem os meios produtivos são motivos de pesquisas de muitas indústrias. Muitos desses envolvem diretamente opções alternativas de matéria prima, mão de obra, maquinas, por outro lado, à medidas que englobam o meio ambiente, na sua preservação ou racionalização dos recursos de forma responsável e administrativa, para que não se altere os ecossistemas e se encontre os benefícios que podem provir na natureza.
            O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um desses processos que geram diversos benefícios, que está relacionado à adoção de medidas preventivas à ocorrência de impactos adversos ao meio ambiente, dentre as vantagens que o SGA pode trazer as empresas, destacam-se o diferencial competitivo, melhoria organizacional, minimização de custos e redução de riscos, e concomitantemente visando o desenvolvimento sustentável. A certificação do SGA é feita pelo ‘’International Organization for Standardization’’ (ISO), mais especificamente pela ISO 14001, esta norma especifica os relativos a um SGA, permitindo a uma elaboração da política e objetivos que levem em conta a legislação e as informações referentes aos impactos ambientais significativos.
          A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.
Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, e isso representa uma vantagem de mercado.
Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades.
Ao optar pela implantação de um SGA, as companhias não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade competitiva.
Diante do exposto, cuidado com meio ambiente não é apenas sinônimo de despesa, pois o gerenciamento ambiental também pode significar economia de insumos, maior valor agregado ao produto, novas oportunidades de negócios e boa reputação para as empresas identificadas como ecologicamente corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário