Páginas

sexta-feira, junho 17

Coprocessamento ''Uma saída para a sustentabilidade''


Os aspectos sustentáveis, têm tido cada dia mais enfase nos processos industriais. Se não se pensar em desenvolvimento pautado na sustentabilidade, o que deixaremos para as gerações futuras? A não harmonia de tais atividades, acarreta em o uso ou extração indiscriminada do recursos naturais, que em alguns anos levará à cada vez mais frequentes catástrofes naturais e redução de áreas para a sobrevivência da biodiversidade.
Nesse contexto de proteção e redução do uso aos recursos e matérias primas para produção industrial, a indústria cimenteira traz medidas de reaproveitamento, que é um dos pilares da reciclagem, como propostas de uso de alguns resíduos que seriam depositados em aterros ou lixões, o COPROCESSAMENTO como mais uma forma de aplicação da sustentabilidade. O coprocessamento nas industrias cimenteiras, destrói resíduos e passivos ambientais em fornos com alta temperatura, assim substituindo parcialmente ao combustível que alimenta a chama do forno que transforma calcário e argila em clínquer, matéria-prima do cimento, não alterando a qualidade do produto e é praticado de forma segura e ambientalmente adequada tanto para trabalhadores do setor quanto para comunidade que reside em torno das fabricas. A geração anual de resíduos industriais é estimada em 86 milhões de toneladas, sendo 3,8 milhões de toneladas de resíduos perigosos, a indústria de cimento coprocessa cerca de 1 milhão de toneladas por ano, entretanto as expectativas preveem um aumento que possa chegar a 2,5 milhões de toneladas. Contudo o coprocessamento atinge distintas vantagens tanto para a produção cimenteira, quanto para o meio ambiente; são estas: Eliminação definitiva, técnica e ambientalmente segura dos resíduos; Substituição de recursos energéticos nao-renováveis por fontes alternativas de energia; Preservação de jazidas, já que parte dos residuos substitui a matéria-prima; Contribuição à saúde pública; E a geração de novos empregos de forma direta e indireta.
Desta forma, com o avanço da tecnologia em prol do desenvolvimento, devem haver cada vez mais sugestões e ideias sustentáveis, que sejam introduzidas nos meios de produção para que acha uma balançá de estabilização para com os Processos Industriais X Meio Ambiente.


Neto M. D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário